sábado, novembro 07, 2009

Regresse ao tempo dos Dinossauros!

Artigo na revista "Expresso":

Ócio: Regresse ao tempo dos Dinossauros!

Tenha um sábado jurássico e emocionante no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva. E saiba como é viver no limite...


Ócio: Regresse ao tempo dos Dinossauros!

Sabia que existiam dinossauros com penas e bicos de pato? E que as galinhas são primas afastadas destes animais? Que razão terá levado à extinção destes gigantes no Cretácico, há 65 milhões de anos?

Se é curioso(a) e o mundo jurássico é um tema que o (a) faz arregalar os olhos, então isto é feito a pensar em si. E, claro, nos seus filhos. Os oradores que vão debater e responder a estas e outras perguntas serão Henrique Pereira, do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa. Uma conversa que vai arrancar este sábado, às 16h30, com entrada gratuita.

Aliás, eles partirão de uma pergunta principal que definirá a rota deste colóquio "jurássico" (e que dá início ao ciclo Expedições Extremas): Quem tramou os dinossauros? A pensar nos mais pequenos, o tempo geológico no Pavilhão do Conhecimento vai ser acelerado: entre as 11h30 e as 13h vão poder construir um fóssil em poucos minutos, contrariando a lógica dos verdadeiros, que demoram milhares ou milhões de anos para se formar.

Das 15h às 17h o desafio é vestir a pele de um paleontólogo e participar numa escavação onde podem encontrar dinossauros. Antes ou depois destas actividades, não deixem de visitar a exposição "Extremos - Viver no limite" e descubram como mesmo nos locais mais inóspitos do planeta há seres vivos que subsistem em condições de calor intenso, frio gélido, falta de água, escassez de oxigénio ou escuridão permanente. Desafios extremos à existência de vida.

Sem comentários: