segunda-feira, novembro 23, 2009

Musculos trigeminais nos repteis: quem se mexe? Musculos ou ossos

E um bocado estranho estar a escrever sobre um topico tao esoterico (ainda por cima sem acentos), mas sinto-me no dever de partilhar com outros aquilo que aprendi. Quando cheguei aqui a SMU (Southern Methodist University) no inicio do semestre o Mike Polcyn (especialista em mosassauros) mostrou-me o holotipo do Libonectes morgani, um cranio perfeitamente intacto de um plesiossauro elasmossaurideo do Cretacico Superior do Texas. Os plesiossauros fazem lembrar as representacoes do monstro de Loch Ness da Escocia. Nao consegui deixar fazer cair o meu queixo... o cranio e simplesmente fantastico. Tendo sido inicialmente estudado por Samuel Welles em 1949(erigindo a especie Elasmosaurus morgani) que depois foi reinterpretado por Carpenter (1997), dando-lhe o presente nome.

Enfim, tirando estes factos e curioso que os plesiossauros tem geralmente uma grande fenestra supratemporal (uma abertura na parte superior do cranio). Os notossauros, 'plesiossauros primitivos', tem uma condicao extrema com a fenestra varias vezes maior que as orbitas. O que e que isto quer dizer?


Se entendermos o espaco criado pela fenestra supratemporal (geralmente designado como camara aductora) como o volume ocupado pelos musculos trigeminais (assim designados por serem enervados pelo nervo trigeminal), significa que os plesiossauros tinham poderosos musculos que fechavam a boca nas suas presas. Isto porque a seccao transversal de um musculo - logo, o seu volume - esta directamente relacionado como a forca que ele produz. Isto e, quanto mais grosso um musculo mais forte ele e.

Acontece que, as areas onde se inserem os musculos trigeminais nos plesiossauros sao em tudo semelhantes a outros repteis. E, os musculos sao essencialmente os mesmos. Sao eles:

- Musculus adductor mandibulae externus
- Musculus pseudotemporalis
- Musculus adductor mandibulae posterior
- Musculus pterygoideus (e o musculo responsavel pelas valentes dentadas dos crocodilos)


Isto e fascinante e reflecte bem um padrao curioso... muitas vezes nao sao os musculos que alteram a sua posicao relativa ao longo da evolucao no sentido de se ajustarem a diferentes funcoes relacionadas com modos especificos de vida (e.g. crocodilo do Nilo, come presas de grandes dimensoes, ou, o gavial que come peixes que se deslocam rapidamente). Mas sim os ossos onde os musculos se inserem que mudam de forma ao longo da evolucao! Isto nao e verdade para todos os musculos e ossos, mas e certamente verdade para os musculos trigeminais maioria dos repteis.

Sem comentários: