quarta-feira, setembro 09, 2009

2009 Darwin Annus Mirabilis






2009 é um ano especial para os estudiosos da obra de Charles Darwin. Comemora-se o bicentenário do seu nascimento (12 de Fevereiro 1809) e os cento e cinquenta anos da publicação da sua obra seminal “A Origem das Espécies” (24 Novembro 1859). Contudo, antes de me debruçar sobre estas efemérides, gostaria de assinalar que 2009 também marca o bicentenário de outras figuras dignas de enaltecimento, como Alfred Tennyson, Abraham Lincoln (nascido, curiosamente, no mesmo dia de Darwin), Edgar Allan Poe, Louis Braille, William Gladstone, entre muitos outros. Em relação a Darwin, são de louvar as inúmeras iniciativas nacionais e internacionais de grande mérito destinadas a estimular a curiosidade científica e a celebrar o legado deste sagaz naturalista inglês, cuja inquietude intelectual ainda hoje atravessa as fronteiras dos domínios científicos. Este post pretende divulgar mais um desses eventos, organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CETAPS, e que tem por objectivo facilitar um diálogo inter e multi disciplinar sobre o impacto Darwiniano e as suas repercussões, mais ou menos controversas. Decorrerá no Porto, entre 4 e 5 de Dezembro, e contará com participantes de renome nacional e internacional. Destaco aqui as contribuições dos seguintes convidados:

- Ana Leonor Pereira (UC): Historiadora e investigadora especializada na história das ideias, história e sociologia da cultura, história da cultura científica, história da medicina, da farmácia e das ciências da vida. Autora de diversos trabalhos científicos sobre o Darwinismo em Portugal, entre os quais Darwin em Portugal: Filosofia. História. Engenharia Social 1865-1914 (2001).
- David Amigoni (Keele, UK): Professor de Literatura Vitoriana com especial interesse na relação entre literatura e ciência, neo-Darwinismo e genética. Editor de Charles Darwin's Origin of Species: New Interdisciplinary Essays (1995) e mais recentemente Colonies, Cults and Evolution: Literature, Science and Culture in Nineteenth-Century Writing (2007).
- Filipe Furtado (FCSH-UNL): Especialista em estudos culturais ingleses, pensamento político, estético, filosófico e científico Vitoriano, ciência política e relações internacionais. Autor de inúmeros trabalhos científicos sobre Darwin.
- João Cabral (FCUP): Historiador e Botânico, especialista nas contribuições de Darwin na botânica do séc. XIX.
- John Van Wyhe (Cambridge, UK): Historiador da Ciência, fundador e director do site “The Complete Works of Charles Darwin Online”, o maior recurso sobre Darwin existente, com cerca de 78,000 páginas de texto de 188,000 imagens de todas as obras de Darwin publicadas. Membro da Sociedade Britânica para a História da Ciência. Recentemente, desafiou a ideia de que Darwin optou por adiar a publicação da Origem das Espécies por mais de 20 anos.
- Jorge Vieira (IBMC): Biólogo e investigador principal do grupo de Evolução Molecular no Instituto de Biologia Molecular e Celular, no Porto.
- Maria Teresa Malafaia (UL): Professora de Literatura Inglesa, especializada em estudos Vitorianos e Darwinismo Social. Autora de diversos trabalhos científicos sobre Darwin.
- Nuno Ferrand (CIBIO – UP): Biólogo, investigador e coordenador do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, no Porto.
- Octávio Mateus (FCT-UNL/Museu da Lourinhã): Biólogo e Paleontólogo, especialista em dinossauros. Autor de vários artigos científicos nas revistas nacionais e internacionais da especialidade, incluindo na prestigiada revista Nature.

A cfp pode ser acedida no seguinte link: http://sigarra.up.pt/flup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=2711 Todos os interessados são convidados a participar, com ou sem apresentação de comunicação. Aceitam-se propostas nos mais variados campos de investigação, desde ciências naturais, sociais, literatura, artes visuais, religião, filosofia, política, relações culturais, etc. O prazo para entrega de propostas é 15 de Outubro.

O texto acima é da nossa convidada especial Sara Silva, organizadora do encontro.



1 comentário:

Cristiano Kutter disse...

Veja esta matéria a respeito, muito interesante...

http://teorizando-tudo.blogspot.com.br/2012/08/evidencias-de-criacao.html

Evidencia de Criação. Deixei seu comentário após assistir, obrigado!