segunda-feira, junho 22, 2009

Património Paleontológico do Museu da Lourinhã


Aproveito o 25º aniversário do Museu da Lourinhã para replicar o meu resumo apresentado na Conferência de Geocolecções, e publicado no Journal of Paleontological Techniques:

O Museu da Lourinhã, situado na Vila da Lourinhã (Portugal), é gerido por uma associação sem fins lucrativos de utilidade pública, o GEAL-Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã. Possui uma rica colecção de paleontologia, sobretudo de dinossauros do Jurássico superior da Formação da Lourinhã (Kimmeridgiano-Titoniano). A colecção de paleontologia começou a formar-se em 1979-80, mesmo antes do início legal da associação GEAL. Destacam-se os seguintes espécimes: ML433, parte anterior de um esqueleto, incluindo parte do crânio, que corresponde ao holótipo do estegossauro Miragaia longicollum Mateus, Maidment e Christiansen 2009; ML370, esqueleto parcial (membros posteriores e vértebras) que corresponde ao holótipo do terópode Lourinhanosaurus antunesiMateus 1998; ML414, vértebras e costelas cervicais e dorsais do saurópode Dinheirosaurus lourinhanensis Bonaparte e Mateus 1999 (holótipo); ML357, (holótipo) dentes, vértebras, partes de membros anteriores e posteriores de ornitópode camptossaurídeo Draconyx loureiroi Mateus e Antunes 2003; ML415, crânio (holótipo) de Allosaurus europaeus Mateus, Antunes e Walen 2007; ML368, membro anterior de saurópode Turiasaurus riodevensis Royo-Torres, Cobos e Alcalá 2006; ML351, perónio, sacro e cauda de cf.Lourinhasaurus alenquerensis (Lapparent e Zbyszewski, 1957); ML565, ninho como ovos e embriões de Lourinhanosaurus; ML1100, maxilar esquerdo de terópode Torvosaurus tanneri; e ML1357, hemimandíbula (holótipo) mamífero Kuehneodon hahniAntunes, 1998.

A destacar, a colecção engloba ainda: i) um conjunto de pegadas de dinossauros terópodes, saurópodes, ornitópodes e estegossauros, ii) colecção de referência de bivalves e outros invertebrados; dentes e material ósseo de seláceos, osteiíctios, albanerptontídeos, anuros, crocodilomorfos, lagartos, plesiossauros, pterossauros e mamíferos do Jurássico Superior de Portugal, iii) fósseis de outras idades e proveniências.


Referência: Mateus, O. (2009). COLECÇÕES PALEONTOLÓGICAS DO MUSEU DA LOURINHÃ (PORTUGAL). Journal of Paleontological Techniques, 6: 18-19.

Sem comentários: