segunda-feira, junho 08, 2009

Cadernos do subterrâneo


Não, este artigo não é sobre um dos livros obscuros do Dostoiévski, é sobre uma das mais fantásticas grutas de Portugal. A Gruta do Frade encerra em si uma das mais fantásticas associações de espeleotemas – uma estalactite é um espeleotema, por exemplo. No entanto, uma estalactite é em geral um espeleotema banal. No que a Gruta do Frade é especialista é em surpreender-nos em cada canto recôndito, com formas que lembram vagamente cogumelos, fósforos, cotonetes... mas em calcite. A calcite (carbonato de cálcio) é o principal componente dos calcários que, quando cristalizado secundariamente tende a tomar formas diversas, quando as condições assim o proporcionam. O contexto geológico/estrutural da Gruta do Frade, inserido na cadeia da Arrábida, permitiu que ao longo de 340m se estendesse uma gruta em ambiente controlado – as temperaturas no interior da gruta não oscilam muito além dos 19ºC e a humidade ronda os 97%. Um dos factores que certamente permitiu uma diversidade e concentração de espeleotemas foi a influência da água do mar e das marés, carreando iões usualmente raros em grutas típicas. O processo mais comum de formação das grutas consiste na dissolução dos calcários por águas meteóricas acídicas (i.e. águas da chuva que se combinam com o dióxido de carbono atmosférico), contudo, aliado a este processo, a influência marinha e das marés definem a singularidade da gruta, materializado pelos seus espeleotemas únicos.
Estas grutas têm vindo a ser estudadas, topografadas e inventariadas por vários elementos do NECA (Núcleo de Espeleologia da Costa Azul), que a descobriram em 1996 ao longo da costa de Sesimbra. Agora, pretendemos sumarizar o conhecimento actual e publicá-lo sob o formato de artigo científico, de modo a dar a conhecer este património espeleológico à comunidade científica. Já anteriormente os aracnídeos haviam sido estudados e também foi publicado um livro que a deu pela primeira vez a conhecer.
Na região da Lourinhã também existem grutas importantes na qual o GEAL participou na sua exploração e recolha de espólio espeleológico. Quer as rochas que compõem a Gruta da Feteira quer as da Gruta do Frade são, geologicamente falando, síncronas (i.e. formaram-se ao mesmo tempo)
Explorar a gruta do Frade é entrar numa paisagem surreal, não tanto ao jeito de Dostoiévski talvez, que era demasiado realista…

Ricardo Araújo & Francisco Rasteiro

Fotos de: Francisco Rasteiro

Sem comentários: