sexta-feira, maio 08, 2009

Encontrada proteína em fóssil de dinossauro pela segunda vez

Replicação de uma notícia do Jornal Público: 

Encontrada proteína em fóssil de dinossauro pela segunda vez
2009-04-30 22:40:00 PÚBLICO

Confirma-se, é possível recolher proteínas conservadas de fósseis tão antigos como os dos dinossauros. Os resultados são publicados hoje na revista Science.

A primeira vez que isto aconteceu foi em 2007 a partir de um fóssil de T-rex com 68 milhões de anos. A comunidade científica na altura ficou desconfiada sobre estes resultados, por isso a equipa da investigadora Mary Schweitzer da Universidade Estatadual da Carolina do Norte, EUA, foi à procura de fósseis que estivessem em locais onde o ambiente daria as condições perfeitas para manter as proteínas conservadas.

A equipa procurou numa formação geológica em Montana e encontrou o fóssil de um fémur de uma espécie de hadrossauro com 80 milhões de anos, que tinha preservado colagénio - uma proteína importante para a coesão dos tecidos. Ao analisarem a molécula, viram ainda que estava mais próxima do colagénio das aves do que dos crocodilos.


2 comentários:

Ana Ave disse...

Post muito interessante.
Desconhecia que já tinham descoberto proteínas em esqueletos fossilizados de dinossauros.
O T-Rex também é aparentado com as aves?

Cumprimentos

Ana Rola

Octávio Mateus disse...

O Tyranosaurus rex e outros dinossauros carnívoros são aparentados às aves, ou melhor,os terópodes deram origem às aves e o T. rex partilha um ancestral comum próximo.