segunda-feira, março 23, 2009

Debate na Sertã: Herança de Darwin na Ciência e na Sociedade

No próximo dia 26 de Março, na Casa da Cultura da Sertã, pelas 17h45, vai haver um debate sobre a herança de Darwin na Ciência e na Sociedade, o papel e o lugar do Homem na Natureza e as relações entre Ciência, Ética e Religião.

São os participantes:
Daniel Serrão, Professor Catedrático jubilado na área das Ciências Médicas
Paulo Gama Mota, Professor Associado da Universidade de Coimbra
Octávio Mateus, Paleontólogo do Museu da Lourinhã e Universidade Nova de Lisboa (CICEGe)
Padre Manuel Costa Freitas, membro da Ordem Franciscana, docente da Universidade Católica Portuguesa


Reproduzo as notícias da Rádio Contestável e Pinhal Digital sobre este assunto:

CERNACHE DO BONJARDIM - “O mundo depois de Darwin – uma reflexão sobre Ciência, Ética e Religião” PDF Imprimir e-mail
22-Mar-2009

É este o tema de uma mesa redonda que o Instituto Vaz Serra vai levar a efeito, no próximo dia 26 de Março, na Casa da Cultura da Sertã, pelas 17h45.
Esta iniciativa visa assinalar o bicentenário do nascimento de Charles Darwin, pretendendo-se discutir algumas das questões e controvérsias associadas à obra do cientista, como sendo o impacto da herança de Darwin na Ciência e na Sociedade, o papel e o lugar do Homem na Natureza e as relações entre Ciência, Ética e Religião.
Esta mesa redonda insere-se na Semana Cultural do Instituto Vaz Serra e terá como participantes Daniel Serrão, Professor Catedrático jubilado na área das Ciências Médicas, membro de organismos nacionais e internacionais ligados à Bioética, Paulo Gama Mota, Professor Associado da Universidade de Coimbra, nas áreas da Evolução e da Etologia, e director do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Octávio Mateus, responsável pela Paleontologia do Museu da Lourinhã e especialista em Dinossauros e Padre Manuel Costa Freitas, membro da Ordem Franciscana, docente da Universidade Católica Portuguesa, colaborador, desde a sua fundação, da Enciclopédia Luso-Brasileira de Cultura e da Enciclopédia Verbo Século XXI.
Numa região afastada dos centros académicos e dos grandes fóruns de discussão, a Direcção do Instituto Vaz Serra considera assim “fundamental a organização de encontros deste tipo, como forma de aproximar a comunidade, e os jovens, em particular, da cultura científica e da reflexão sobre os grandes temas da actualidade”.
A sessão será aberta toda a população interessada.

1 comentário:

Nuno Pequito disse...

Estive lá, foi um debate interessante entre um paleontólogo, um biólogo, um médico e um vendedor de enciclopédias! :) Muito bom!