domingo, janeiro 25, 2009

Theodosius Hryhorovych Dobzhansky


Não tenho grande certeza, encontrei na net pelo menos três referências quanto ao dia do seu nascimento (aqui, aqui e aqui) talvez os registos de nascimento da Ucrânia de 1900 não fossem os melhores.

Mais importante que o dia certo é a obra que deixou. Houve desde Darwin poucos vultos que se destacaram na história da Biologia Evolutiva e Dobzhansky foi um dos maiores.

Fundador da teoria sintética da Evolução ele funde coerentemente a genética com a selecção natural. Amplia toda visão anterior e deixa ao mundo um legado de ciência e conhecimento.

É da sua autoria o famoso ensaio "Nothing in Biology Makes Sense Except in the Light of Evolution".

Feroz anti-criacionista foi durante toda a sua vida um teísta convicto e sempre defendeu que era ridículo pensar-se que para se ser cientista não se podia ser cristão.

Does the evolutionary doctrine clash with religious faith? It does not. It is a blunder to mistake the Holy Scriptures for elementary textbooks of astronomy, geology, biology, and anthropology. Only if symbols are construed to mean what they are not intended to mean can there arise imaginary, insoluble conflicts. ...the blunder leads to blasphemy: the Creator is accused of systematic deceitfulness.


Publicado simultaneamente no Conjurado

1 comentário:

L. Felipe A. disse...

não canso de repetir aos amigos numa mesa de bar ou onde quer que esteja essa frase sobre a evolução...
você viu a nova espécie de cinodonte descrita? de uma passada no meu blogue, se tiver tempo...

abração