segunda-feira, dezembro 15, 2008

Quanto tempo demora a fossilização?

Um fóssil é um resto ou vestígio de um organismo biológico preservado em rochas, sedimentos, gelo ou âmbar. Os fósseis são o objecto de estudo da paleontologia. A palavra "fóssil" deriva do termo latino fossile que significa "extraído da terra".

A clonagem de dinossauros, como este embrião de terrizinossauro, é uma miragem científica e é ainda considerada impossível .


A pergunta difícil é saber quanto tempo demora um fóssil a formar. Na mineralização/petrificação o material orgânico é gradualmente substituído por compostos minerais, num processo gradual, contínuo e ininterrupto. Essa idiossincrasia determina que não haja uma transformação abrupta de um estado não-fóssil para fóssil, mas sim uma transformação progressiva, o que leva os paleontólogos a usarem frequentemente o termo sub-fóssil quando se referem a vestígios com “apenas” algumas centenas de milhares de anos ou poucos milhões de anos.

Há alguns caso em que a fossilização é relativamente rápida, isto é, apenas em poucos milhares de anos, como é o caso de humanos em turfeiras no norte da Europa, ou no dos romanos de Pompeia cobertos com cinzas do Vesúvio.

  Ao contrário do que se julgava, a substituição por matéria mineral pode não ser total em fósseis da idade dos dinossauros, e ainda é possível extrair matéria orgânica original dos ossos de dinossauros e mosassauros do Cretácico (com 66 milhões de anos), embora seja ainda um feito muito difícil. Não tenho conhecimento, contudo, que tenha sido identificado material orgânico anterior ao Cretácico, isto é, do Jurássico ou anterior (pelo menos 145 milhões de anos), mas não ficaria surpreendido que fosse possível isolar algumas proteínas ou outras moléculas orgânicas originais.  A extracção de DNA em dinossauros é possível mas a má conservação dessas molécula e muitos outros problemas técnicos impedem a realização de clonagem como o ilustrado no filme Parque Jurássico.  

1 comentário:

Tatiana Pires disse...

Adorei o artigo, muito bom! A minha dúvida era sobre a distinção do fóssil para o processo de fossilização.