domingo, novembro 30, 2008

Tigres dentes de sabre



Os tigres dentes de sabre eram animais extraordinários que viveram de há 30 milhões de anos até há 10 mil anos atrás. Ao contrário do que se possa pensar, não se trata de um único grupo de felinos, mas sim de três famílias distintas de predadores (incluindo placentários e marsupiais) que convergiram para esta morfologia de enormes caninos.

 
Em Portugal temos pelo alguns vestígios de tigres-dentes-de-sabre:
Homotherium latidens, determinado com base num osso astrágalo da Mealhada (Antunes, 1986; Cardoso, 1996). Antes disso, Roman (1907) identifica o que ele chama de "Machairodus jourdani" em Aveiras de Baixo, o que inclui um espectacular dente actualmente em exposição no Museu Geológico. A espécie Pseudaelurus transitorius também é identificada em Portugal.

Estas fantásticas ilustrações foram desenhadas pelo meu amigo
Mark Hallett (http://www.hallettpaleoart.com). 


ANTUNES M.T. 1986. Acerca de um osso do Plistocénico da Mealhada : presença de um "tigre dente de sabre", Homotherium latidens (OWEN, 1846). Ciências da Terra (UNL), 8 : 43-54.

CARDOSO J.L. 1996. Les grands mammifères du Pléistocéne supérieur du Portugal. Essai de synthése. [The large Upper-Pleistocene mammals in Portugal. A synthetical approache]. GEOBIOS, 29, 2 : 235-250. 

ROMAN, F. 1907 Le Néogène continental dans la Basse Vallée du Tage. Comissão dos Serviços Geológicos de Portugal. 

Sem comentários: