sábado, novembro 15, 2008

Dinossauros com penas e origem das aves

A origem das aves dá-se a partir dos dinossauros terópodes (grupo de bípedes e carnívoros ao qual pertence o Tyrannosaurus rex). Não se pode afirmar que ocorre a transição dos dinossauros para as aves, nem sequer dos répteis para as aves, pois do ponto de vista filogenético, as aves são dinossauros e répteis. Da mesma forma que nós humanos, sob o ponto de vista filogenético, somos osteícteos (animais ósseos) e sinapsídeos (répteis mamalianos). Ou, dito de forma mais elegante, partilhamos com os peixes ósseos e répteis mamalianos um ancestral comum.Legenda: os dinossauros, são testemunhos da origem teropodiana das aves, e uma excelente evidência da evolução: A,Sinosauropteryx (espécime NIGP 127586; GMV 2123 - Holótipo); B, Caudipteryx; C, Archaeopteryx lithographica (espécime de Berlim); D, Sinornithosaurus (espécime NGMC91); E, Sinosauropteryx prima(espécime NIGP 127587); F, Protoarchaeopteryx robusta, ilium, par de pubis e fémures (NGMC 2125, espécime holótipo); G, Yixianosaurus longimanus (V12638). Destas dinossauros, só o Archaeopteryx (C) é uma ave. Fotografias A, D, E e F por Carlos Natário e as restantes (B, C e G) pelo autor. Publicado em Mateus (2008).



Como comparação, procurar a transição entre os répteis e as aves é como procurar a transição entre os mamíferos e os primatas: não existe. Isto sob o ponto de vista taxonómico lineano, é claro. Uma “caixa” não cabe noutra “caixa” do mesmo tamanho. Desembrulhando esta metáfora, a caixa “répteis” é do mesmo tamanho que a caixa “aves”, ou seja, tem o mesmo nível hierárquico na classificação lineana. Mas o que acontece é que as aves são répteis. No caso das aves, conhecem-se, pelo menos, 142 géneros de dinossauros celurossauros não-neornites, ou seja, os dinossauros terópodes precursores das aves actuais. Estes valores só contabilizam os géneros, mas o número aumenta drasticamente (para a ordem de milhares) se contarmos todos os achados e ocorrências e incluirmos todas as espécies de cada género. Alguns exemplos de dinossauros com penas (ou com características partilhadas) são o Sinosauropteryx, Beipiaosaurus, Caudipteryx, Pelicanimimus, Protoarchaeopteryx, Alvarezsaurus, Sinornothosaurus, Archaeopteryx, Microraptor, Rahoniavis, Confuciusornis, Iberomesornis, e Liaoningornis.

Mas claro que os criacionistas continuam a dizer que não é suficiente. Podíamos apresentar milhares de "fósseis de transição" que eles continuariam a dizer que não era suficiente. 

Referência: 
MATEUS, O. 2008. Fósseis de transição, elos perdidos, fósseis vivos e espécies estáveis, pp. 77-96, in Levy et al. (eds.), Evolução: História e Argumentos. ISBN: 978-989-8025-55-5.

Sem comentários: