sexta-feira, novembro 21, 2008

Boo! à venda de fósseis


Insólito: Venda publicitada em anúncio de jornal
Vende-se cauda de dinossauro
O anúncio – colocado na secção de ‘Antiguidades’ do site do jornal de classificados ‘Ocasião’ – explica que se trata de um "dinossauro, espinha dorsal 90% completa."


Feita a chamada para o telemóvel mencionado no anúncio, Gonçalo Ribeiro, o dono do achado confirma que não é brincadeira: "Tenho um esqueleto de um dinossauro herbívoro que encontrei há cerca de dez anos, quando fazia umas terraplanagens." Garante "já ter recebido várias ofertas ", mas só não vendeu "por ainda não ter encontrado alguém disposto a pagar um preço justo e que dê garantias de dar um uso correcto ao achado". Não quer dizer onde foram encontrados os ossos, mas o CM sabe que estavam no concelho do Cadaval.
Sem querer adiantar qual o valor que considera justo para vender, Gonçalo Ribeiro confirma que "já recusou uma proposta de cem mil euros de uma autarquia da Região Oeste, por achar que era pouco".
O paleontólogo Octávio Mateus, perito da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã, já analisou o esqueleto. "É uma cauda e um perónio de um sauropode, mas não quero fazer considerações sobre o seu valor porque não acho correcto que esteja a ser vendido", disse ao CM.
O cientista escreveu mesmo uma carta ao ‘Ocasião’ a pedir que o anúncio fosse retirado, mas não teve resposta. E lamenta que "a lei não proteja os achados paleontológicos como acontece com os vestígios arqueológicos".

Texto de José Carlos Marques, notícia publicada a 21 Novembro 2008 no Correio da Manhã.


Comentário: Temos todos nós enquanto defensores do património paleontológico denunciar estas situações. É um crime escabroso fazer-se em Portugal a venda de fósseis com uma veleidade tal que ainda por cima é permitida pela lei!

1 comentário:

Carlos Marques disse...

É simplesmente uma vergonha! Um património unico estar assim á venda! é mesmo caso para dizer Boo á venda aos fósseis!