quinta-feira, outubro 23, 2008

V Seminário do Património do Oeste

O Mosteiro de Alcobaça  recebe o V Seminário do Património do Oeste, uma organização conjunta dos Municípios de Alcobaça, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha e da Associação Leader Oeste.


A diversidade e riqueza do Património da Região Oeste enquanto factor de desenvolvimento da região é o tema em destaque deste Seminário. Serão desenvolvidos cinco painéis temáticos: "Património - Factor de Desenvolvimento";"Os Centros Históricos e o Património Arquitectónico","Estratégias de Valorização do Património: Conceitos e Tipologias - apresentação de casos"; "O Património aliado do Turismo Cultural" e "O Património Natural na Região da Diversidade".
 
A urgência de promover o debate de ideias sobre a identidade patrimonial do Oeste constitui um desafio numa região que tem sido palco de constantes transformações. Neste contexto, o primeiro debate aconteceu em 1995 no Município do Bombarral (contou com a organização do Centro Europeu de Informação e Desenvolvimento da Região Oeste (CEIDRO)). Passados dois anos, Janeiro de 1997, foi a vez do Município de Sobral de Monte Agraço acolher, em parceria com a CEIDRO e outras entidades da região, a iniciativa.
Em 2004, o Seminário do Património do Oeste teve lugar no Cadaval, e em 2006 o local escolhido foi o Município de Arruda dos Vinhos, com uma organização conjunta do Município do Cadaval, da Leader Oeste e do Fórum do Património do Oeste.

Seja bem-vindo à 5.ª edição do Seminário do Património do Oeste.

Marcamos presença com a comunicação: "Museu da Lourinhã, os dinossauros e o novo Museu do Jurássico" proferida por mim e Dr. Hernâni Mergulhão, Presidente da Direcção do Museu da Lourinhã, pelas 11:00 de Sábado, dia 25 de Outubro de 2008.


 
Site do encontro: http://www.patrimoniodooeste.net/2008/

Sem comentários: