domingo, junho 15, 2008

Lenda da N. Sra. da Pedra da Mua

Reza a lenda que dois peregrinos viram Nossa Senhora a subir as arribas do Cabo Espichel montada numa mula gigante que deixou as suas pegadas bem marcadas na laje do Jurássico superior. Nesse local, construíram um enorme complexo religioso, o que inclui um convento, uma igreja e a pequena Ermida da Memória onde se encontra painéis de azulejos que relatam a lenda. Entre eles está o seguinte, onde se vê as pegadas.


Acontece que essas pegadas são de dinossauros saurópodes (ainda se podem ver actualmente no Cabo Espichel) e esta imagem acaba por ser uma das mais antigas ilustrações de pegadas de dinossauros que se conhecem.

Imagem publicada em: ANTUNES, M.T. & MATEUS, O. (2003). Dinosaurs of Portugal. C. R. Palevol, 2: 77-95.PDF

Veja também o blog Folklore De Los Fósiles Ibéricos em http://folklore-fosiles-ibericos.blogspot.com/ sobre outros temas de folclore paleontológico.

Talvez esta seja uma representação mais acertada?Fotografia por Karol Sabath.

3 comentários:

Unknown disse...

Curioso, mas atenção que as pegadas são de saurópode... e não de terópode!


Cheers,

Post engraçado ;)

Astu disse...

Hola Rui,
en diversas localidades de la Rioja y de Burgos, en el NO de España, existen huellas, y rastros de dinosaurios saurópodos,y lo que es más sorprendente aún, también de ornitópodos y terópodos que han sido atribuidas tradicionalmente al paso por esos lugares del caballo de Santiago Apóstol de camino hacia alguna batalla con los invasores moros.
Si te interesa conocer más detalles, consulta "Fósiles vinculados por el folklore español con el apóstol Santiago y su legendario caballo"

Unknown disse...

Obrigado astu!

Vou mesmo lá ver isso...