quarta-feira, dezembro 15, 2004

Lusitanosaurus Vs. Scelidosaurus

PERGUNTA:
Eu li num livro ( Dinosaurus/ escrito por Steve Parker) que o fossil deste dinossauro [Lusitanosaurus] era um representante do genus Scelidosaurus. A minha questão é se é correcta esta afirmação e até que ponto estes dois tireóferos são distintos um do outro, mas claro atendendo às limitações do registo fossil do dinossauro português.
Carlos Marques (Madeira)

RESPOSTA POR OCTÁVIO MATEUS:
O dinossauro tireóforo (Thyreophora) Lusitanosaurus liasicus foi descrito por Lapparent e Zbyszewski (1957) e anteriormente referenciado com brevidade em Lapparent e Zbyszewski (1951). Este exemplar (MHNUL) tinha etiqueta indicando, sem rigor, que provinha do “Lias”; estava classificado como Scelidosaurus. Zbyszewski comparou a ganga envolvente com sedimentos liásicos e, tentativamente, sugeriu S. Pedro de Muel como proveniência. O holótipo é uma mandíbula (MHNUL), desconhecendo-se a data e autor da recolha. Pensava-se que fosse de Scelidosaurus. A proveniência e idade não estão comprovadas, mas Lapparent e Zbyszewski (1957: 47) descrevem este espécime como estegossaurídeo do Liásico, possivelmente do Sinemuriano. O material é demasiado incompleto e o taxon é considerado nomen dubium por vários investigadores (Glut, 1997: 558; Norman et al., 2004: 336, Coombs et al., 1990: 428).

LAPPARENT A.F. DE & ZBYSZEWSKI, G. (1951). Un Stégosaurien nouveau dans le Lias du Portugal, Boletim do Museu e Laboratório Mineralógico e Geológico/ Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 19 (6ª Série): 107-108.
LAPPARENT, A.F. De & ZBYSZEWSKI, G. (1957). Les dinosauriens du Portugal. Mémoires du Service géologique du Portugal, 2: 1-63.

Sem comentários: