quinta-feira, abril 01, 2004

MUSEU DA LOURINHÃ

Localização:
Museu da Lourinhã
Rua João Luís de Moura, 2530-157 Lourinhã


Telefone: 261 414 003
Fax: 261 423 887

Email: geral@museulourinha.org
Site: www.museulourinha.org


Horário:
10h00-12h30, 14h30-18h30
Aberto todos os dias excepto Segundas e feriados de Inverno


SALA DOS DINOSSAUROS
Entre numa viagem de 150 milhões de anos! A Lourinhã encontra-se no epicentro de uma das mais ricas áreas de dinossauros do Jurássico Superior em todo o mundo e o Museu da Lourinhã possui, actualmente, a maior colecção de dinossauros do Jurássico Superior em Portugal (150 milhões de anos).

Um dos ex-libris é o ninho de Paimogo com os ovos e embriões de dinossauro carnívoro. É o mais antigo ninho do mundo e um dos maiores conhecidos. O único com embriões de dinossauro na Europa.

Podem observar-se esqueletos completos de dinossauros herbívoros e carnívoros, uma cauda com 8 metros, um braço com 4.5 metros de altura de dinossauros saurópodes (pescoço comprido), partes de esqueletos de estegossauros (dinossauro com placas), ornitópodes (herbívoros bípedes) e terópodes (carnívoros).

Além de ossos vários, crânios, dentes, pegadas, gastrólitos, coprólitos de dinossauros, o visitante pode ver fósseis de plantas, invertebrados, crocodilos, pterossauros e tartarugas.

Entre as principais espécies encontram-se o Lourinhanosaurus antunesi, Draconyx loureiroi, Allosaurus, Dacentrurus armatus, Lusotitan atalaiensis, Torvosaurus, Dinheirosaurus lourinhanensis entre outros dinossauros.

O visitante pode observar o Laboratório de Paleontologia, onde os fósseis são preparados.

SALA DA ARQUEOLOGIA

Na sala da Arqueologia encontram-se vestígios da actividade humana do Paleolítico até ao Romano. Pode-se observar: crânio do Neolítico, bifaces trabalhados, pedras de sílex, ânforas romanas, etc.

ETNOLOGIA AGRÍCOLA

O visitante mergulha no mundo da etnologia agrícola com a adega tradicional e artes relacionadas com a vinha e o vinho; eira, cultivo e colheita dos cereais; lavra e pesca artesanal.

SALA DAS PROFISSÕES ANTIGAS

É a representação da etnologia nacional numa sala onde estão representadas vinte e duas profissões antigas que já extintas, muito modificadas ou em vias de extinção tal como: o segeiro, o moleiro, o amolador, o carpinteiro, o tanoeiro, etc.

SALA DA ARTE SACRA

A arte sacra está representada por paramentos, estátua, oradores e uma espectacular maquete de uma igreja do séc. XIX.

Sem comentários: