terça-feira, março 23, 2004

PEGADAS DE DINOSSAUROS EM ÓBIDOS

Uma nova jazida com cerca de 130 pegadas de dinossauros do Cretácico foi descoberta na Praia de Olhos de Água, no litoral do concelho de Óbidos.

Os trabalhos de campo, conduzidos pelo paleontólogo Octávio Mateus, da Universidade Nova de Lisboa e do Museu da Lourinhã, começaram imediatamente, deixando à vista cerca de 130 pegadas do Cretácico Inferior com cerca de 100 milhões de anos. O estudo preliminar já foi realizado por Octávio Mateus e Miguel Telles Antunes, da Universidade Nova de Lisboa, no que é uma das mais interessantes jazidas de pegadas de dinossauros em Portugal, com 17 trilhos e um total de 130 pegadas feitas por diferentes dinossauros. Há, pelo menos, três espécies distintas, todas bípedes, entre dinossauros terópodes (carnívoros) e ornitópodes (herbívoros) de médio e grande porte.

Os trilhos mais longos medem apenas 19 metros mas muito mais está ainda por descobrir assim que forem removidas as toneladas de terra e rocha que cobrem as pegadas. Estima-se a existência de mais de 200 pegadas de dinossauro.

Entre outras particularidades a jazida mostra um trilho de um dinossauro carnívoro que fez uma curva acentuada, e outro que têm os passos direitos mais compridos que os esquerdos, sugerindo que coxeava.

Sem comentários: