domingo, dezembro 28, 2003

GEOLOGIA

Fossilização: A fossilização, processo que conserva os vestígios de seres vivos, requer muito tempo. O processo mais comum de fossilização é a petrificação em que a matéria orgânica de um animal ou planta é substituída pelos minerais do sedimento circundante.
Os ossos fossilizados não têm a cor branca original porque absorveram os minerais dos sedimentos circundantes que alteraram a sua cor.

Cronologia: Os geólogos dividiram o passado da Terra em Eras, Períodos e Idades de acordo com as características geológicas e tipo de seres vivos naquele tempo. Como a Vida começou há cerca de 3500 milhões de anos a unidade usada pelos geólogos para medir o tempo é 1 Milhão de Anos.
Os dinossauros viveram durante a Era Mesozóica que se divide em 3 Períodos: Triásico, Jurássico e Cretácico. Os dinossauros da Lourinhã são todos do Jurássico Superior.
Do ponto de vista geológico o aparecimento do Homem na Terra é muito recente. Extrapolando toda a história da Vida para a duração de um ano o Ser Humano só teria aparecido nos últimos minutos de 31 de Dezembro.

Paleogeografia: Os continentes movem-se muito lentamente na crosta terrestre, fenómeno chamado deriva continental. Durante o Jurássico Superior a Europa estava dividida em várias massas de terra e a América encontrava-se relativamente mais próxima.

Extinção: Todos os dinossauros não-avianos extinguiram-se há, pelo menos, 65 milhões de anos. Os cientistas ainda discutem qual, ou quais, os fenómenos que causaram essa extinção.

Sem comentários: