segunda-feira, novembro 03, 2003

Reprodução de dinossauros

> Se possível gostaria que me fornecesse alguma informação
> sobre Reprodução dos Dinossauros – especificamente em Portugal.
> Ou bibliografia onde a possa consultar.
> Gisela Antunes

RESPOSTA:

Os dinossauros de Portugal não se reproduziam de forma diferente dos demais. Todos os dinossauros ponham ovos mas os métodos de nidificação mudam conforme o tipo de dinossauro. Em Paimogo, Lourinhã, descobrimos uma enorme ninho com mais de 100 ovos de Lourinhanosaurus, um dinossauro carnívoro. Esse ninho também forneceu vestígios de embriões, os únicos da Europa.

O ninho era comunitário, isto é, era partilhado por várias fêmeas que, possivelmente, pertenciam ao mesmo grupo social, semelhante ao que as avestruzes fazem actualmente. Desconhecemos se os Lourinhanosaurus cuidavam dos seus recém-nascidos mas tudo leva a crer que sim. Os dinossauros bebés cresciam de forma extremamente rápida e atingiam a dimensão adulta em apenas cerca de 10 anos.

O acto reprodutor é desconhecido. Possivelmente era algo homólogo ao dos crocodilos modernos. Alguns dinossauros tinham dois oviductos activos que permitiam por um ovo por dia, ou mais.

Alguns dinossauros saíam do ninho assim que nasciam (como possivelmente fazia o Lourinhanosaurus), outros ficavam no ninho e eram alimentados pelos adultos (como os hadrossauros). Alguns dinossauros carnívoros (como o Oviraptor) chocavam os ovos e cuidavam dos bebés quando nascessem.

Para saber mais consulte: http://www.dinodata.net/lusodinos/Scientificpapers.htm.
Ou o artigo: HORNER, J.R. (2000). Dinosaur Reproduction and parenting. Annu. Rev. Earth Planet. Sci. 28: 19-45.

Sem comentários: