terça-feira, outubro 21, 2003

Primeiro Prémio do Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros vai para a República Checa

Terminou a terceira edição do Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros (CIID), certame organizado anualmente pelo Museu da Lourinhã.

A edição deste ano do CIID recebeu 49 ilustrações de 14 países, consolidando a posição deste concurso a nível internacional.

As ilustrações provenientes de Brasil, Bulgária, Canadá, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Japão, Portugal, Rep. Checa, Rússia e Uruguai foram apreciadas pelo júri que avaliou a qualidade técnica e rigor científico.

O júri é composto por cinco membros: 2 paleontólogos (Miguel Telles Antunes e Octávio Mateus) e 3 artistas (Fernando Correia, Nuno Farinha e José Projecto), todos com prática em desenhar dinossauros.

Os vencedores deste ano são:

Primeiro Prémio: Pavel Riha (República Checa)
Segundo Prémio: Xavier MacPherson (Espanha)
Terceiro Prémio: Maurílio S. Oliveira (Brasil)

Menções Honrosas:

Alain Bénéteau (França)
Hugo Miguel Correia Dolores (Portugal)
Irena Yankova Dimitrova (Bulgária)
Maurílio S. Oliveira (Brasil)
Mineo Shiraishi (Japão)

O Museu da Lourinhã entregou ao vencedor do primeiro prémio um cheque de 1000 Euros pela ilustração de um embrião de dinossauro carnívoro terizinossauro. O segundo e terceiro lugar receberam 500 e 250 Euros, respectivamente.

As ilustrações vencedoras estão disponíveis na Internet em www.dinodata.net/lusodinos/contest/index.htm, assim como o regulamento da próxima edição (CIID 2004) que já tem o prazo marcado de entrega das obras para 31 de Julho de 2004.

O objectivo deste concurso, que conta com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Lourinhã, é promover a ilustração de dinossauros e criar um banco de imagens de apoio à paleontologia. Nas três edições do CIID, o Museu da Lourinhã já recebeu 140 ilustrações de 21 países.

Para mais informações:
Octávio Mateus
Museu da Lourinhã
Tel: 261 413 995
Fax: 261 423 887
Telemóvel: 918 381 501
museulourinha@mail.telepac.pt
www.dinodata.net/lusodinos

Sem comentários: