domingo, março 31, 2013

Azulejos com répteis mesozóicos no Campo Grande, Lisboa

Quem gosta da temática dos dinossauros na arte e cultura pode observar no viaduto que percorre o Campo Grande, em Lisboa,  os pilares com azulejos deveras interessantes, assinados por Eduardo Nery (1936-2013) em 1998. Três dos painéis têm motivos mesozoicos, com mosassauros, plesiossauros e dinossauros (um anquilossauro).

Azulejos com temática mesozoica em Lisboa






segunda-feira, março 18, 2013

Bolsas de Investigação 2013





Duas Bolsas de Investigação para licenciados em Paleontologia: Projecto DINOEGGS - Ovos e embriões de dinossauros de Portugal

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação para licenciados, no âmbito do projecto de I&D “DINOEGGS - Ovos e embriões de dinossauros de Portugal: implicações paleobiológicas e enquadramento paleoambiental” PTDC/BIA-EVF/113222/2009, financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC) nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências da Vida; Ciências da Terra
Requisitos de admissão: Os candidatos devem possuir Licenciatura em Geologia, Biologia, Geoquímica, ou áreas afins ao plano de trabalhos citado abaixo. Dominar língua inglesa.
Plano de trabalhos: As tarefas estão relacionadas com a paleontologia de vertebrados, nomeadamente com o estudo de ovos e ossos de dinossauros, respectiva geoquímica, estratigrafia, morfologia, e sistemática. Em acréscimo, as tarefas das duas bolsas são, em parte, semelhantes, com uma especialização na geoquímica (B1) e imagiologia (B2) aplicadas à paleontologia.
  1. (BI) Bolsa de Investigação (Lic.) B1: Estratigrafia, análise de isótopos, preparação laboratorial de fósseis, trabalho de campo de prospecção e recolha de fósseis, preparação de lâminas e análise de histologia de cascas de ovos.
  2. (BI) Bolsa de Investigação (Lic.) B2: Análise de dados de tomografia e imagiologia, preparação laboratorial de fósseis, trabalho de campo de prospecção e recolha de fósseis, preparação de lâminas e análise de histologia de cascas de ovos
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - 2012 e Regulamento de bolsas da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Local de trabalho: Os trabalhos serão desenvolvidos no Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e no Museu da Lourinhã sob a orientação científica do Doutor Octávio Mateus.

Duração das bolsas: As bolsas terão a duração de 6 meses, com início previsto em Abril de 2013. Os contratos de bolsa poderão ser eventualmente renovados dentro da vigência do projecto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante das bolsas corresponde a 745€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: trabalhos de investigação anteriores na área (30%), classificação curricular (30%) e motivação (20% ). Serão seleccionados para eventual entrevista os candidatos que obtenham as melhores classificações na avaliação curricular. A fluência em língua inglesa (20%) será avaliada em entrevista.

Composição do Júri de Selecção: Doutor Octávio Mateus (Presidente), Doutor Rui Martins e Doutor José Carlos Kullberg (Vogais Efectivos), Prof. Doutor João Pais e Profª Doutora Ausenda Albino (Vogais Suplentes).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida e afixados em local visível e público do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo os candidatos aprovados notificados através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29/03/2013 a 12/04/2013. As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, Carta(s) de Recomendação(s), e outros documentos considerados relevantes. Poderá incluir PDF ou URL de trabalhos publicados (se aplicável). As candidaturas deverão ser enviadas por correio electrónico para Doutor Octávio Mateus (omateus@fct.unl.pt) com indicação do seguinte assunto: “Candidatura a Projecto Dinoeggs”.

quarta-feira, março 13, 2013

Mark Norell (AMNH) na FCT-UNL dia 21 de Março




Um dos mais destacados paleontólogos mundiais, Mark Norell, vai estar em Portugal e fará uma palestra na FCT-UNL, integrado no Mestrado em Paleontologia.

21 de Março | 14:30h

Auditório da Biblioteca da FCT/UNL
Entrada Livre 
Palestra: The assembly of birds new clues from the fossil record

Orador: Mark Norell

Moderador: Professor Octávio Mateus


Siga a palestra através de vídeo-difusão em: http://elearning.fct.unl.pt/webcast-assembly-of-birds.html



Morada:
Auditório da Biblioteca da FCT/UNL
Faculdade de Ciências e Tecnologia / UNL
Campus de Caparica
2829-516 Caparica
Coordenadas GPS 38º 39' 36'' N/ 9º 12' 11'' W
Mais info: Blogue da Biblioteca FCT/UNL

Paleontólogo Mark Norell (AMNH)


Mark A. Norellnascido a 1957, é um paleontólogo norte-americano de renome mundial.
Investigador associado do Museu Americano de História Natural (AMNH), Nova York, onde dirige a divisão de paleontologia.
É Doutor em ciências pela Yale University (1988), prémio John Spanger Nichols para a melhor tese.
Mark Norell (Créditos das imagemaqui)

De entre os paleontólogos vivos, é reconhecidamente um dos mais citados no que respeita a vertebrados.

É conhecido por ter descoberto o primeiro embrião de terópode, no deserto de Gobi, Mongólia, e pela descrição de dinossauros com penas.
Publica regularmente nas principais revistas científicas da especialidade (com honras de capa na “Science" "Nature”).
Na categoria “histórias de ciência”, consta do top-10 da revista Time, nos anos de 1994 e 1996, e do top-50 da revista Discovery, nos anos 1993, 1994, 1996, 1998 e 2001.
Está evidenciado nas listas: "Who's Who in Science and Engineering" (desde 1993), "Who's Who in America" (desde 1995) e "American Men and Women of Science" (desde 1995).
Dos prémios que recebeu, destacam-se: Orbis Pictus (2000), New York City Leader of the Year (1998), Scientific American's Young Readers Book of the Year (1995).

É membro do Explorer's Club e da Willi Hennig Society e já apelidado pelo Wall Street Journal como "the coolest dude alive".

Mark Norell vem a Portugal dia 21 de Março (14:30) dar uma palestra na FCT-UNL

Mais informações:
Página de Mark Norell na Wikipédia.

Artigos de Mark Norell mais citados:
  • A nesting dinosaur. Nature
  • Important features of the dromaeosaurid skeleton. American Museum Novitates
  • Two feathered dinosaurs from northeastern China. Nature
  • Taxic origin and temporal diversity: the effect of phylogeny
De acordo com o Google Citation, Mark Norell tem um índice h: 50; 7326 citações, e 232 publicações (em Março 2013).
Imagem: daqui

terça-feira, março 12, 2013

Próximas palestras sobre dinossauros (Março e Abril 2013)


Temos uma série de eventos que incluem palestras e actividades sob alçada de diferentes organizações, a começar já amanhã:


13 de Março - Ossos e ovos do ofício
14:30 - Palestra por Octávio Mateus (FCT-UNL), na Universidade de Évora (Sala de Conferências da Mitra)

16 de Março - Mexe nos fósseis 
15:00 - Workshop para jovens 10-13 anos integrado no dia da evolução. Lisboa (Pavilhão do Conhecimento)
Mais informação neste link

21 de Março - Evolução e origem das aves
14:30 - Palestra por Mark Norell (AMNH), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, Caparica (Biblioteca)

2 de Abril
II Alumni meeting de Biologia da Universidade de Évora (UE)

15 de Abril 
14:00: Escola Ciência Viva, Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

20 de Abril
16:00 - Conversa "dinossauros portugueses" por Octávio Mateus, no Museu da Lourinhã associado à exposição "T.rex, quando as galinhas tinham dentes".

As entradas são livres.