Um aumento de 500%
Em 2000, os investigadores portugueses publicaram 4371 artigos científicos pelo que o valor de 2018 representa um aumento de mais de 500% relativamente ao ano 2000.
16ª posição na contagem fraccionada por país
Como a maioria dos artigos têm múltiplos autores, a comparação por país requer uma contagem fraccionada, ou seja, para artigos de vários países, cada país recebe crédito fraccionário com base na proporção de seus autores participantes. Considerando as co-autorias de vários países, a contagem fraccionada de Portugal equivale a 14.295 artigos, a 27ª posição a nível mundial, sendo que os países que lideram a tabela sejam obviamente maiores: a China, Estados Unidos, Índia e Alemanha. Talvez seja mais útil ver a produção científica por habitante e nesse caso, Portugal ocupa a 16ª posição quando se compara publicações científicas per capita, bem à frente dos China (53º), Estados Unidos (21º), e Alemanha (22º). Contudo, esta análise apresenta outra faceta assustadora: Portugal tem estado a praticamente estagnado desde 2014 nas suas publicações científicas, embora continue a publicar mais em termos de contagem total.
Países com mais publicações científicas por população (em 2018) |
Produção de artigos científicos entre 2000 e 2018. Valores totais (linha vermelha) e fraccionados (para artigos de vários países, cada país recebe crédito fraccionário com base na proporção de seus autores participantes; linha azul) |
Países com mais publicações de artigos científicos per capita. Valor por cada 100.000 habitantes e contagem total fraccionada por co-autores.
Países com mais publicações de artigos científicos (contagem fraccionada por co-autores)
Fonte: https://ncses.nsf.gov/pubs/nsb20206/publication-output-by-region-country-or-economy
Número de habitantes: https://www.worldometers.info/world-population/population-by-country/
Sem comentários:
Enviar um comentário