Informação do programa no sítio da Município de Alcanena:
Terá lugar, no próximo dia 13 de dezembro de 2019, sexta-feira, no Centro de Exposições de Mira de Aire (antiga Igreja Matriz) o encerramento das Comemorações do 40º Aniversário do PNSAC – Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, cujo programa é subordinado ao tema “175 Milhões de Anos Depois”.
|
O programa terá início às 9:00h, com a receção aos participantes, seguindo-se, às 9:30h, a Sessão de Abertura.
Às 9:45h terá início a Sessão de Palestras “175 milhões de anos depois”, com moderação de Maria de Jesus Fernandes, Diretora Regional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade – Lisboa e Vale do Tejo, e contará com as intervenções dos seguintes palestrantes:
- Octávio Mateus (Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa);
- Carlos Neto de Carvalho (Geopark Naturtejo Meseta Meridional – UNESCO Global Geopark);
- Bruno Pereira (GeoBioTec, Departamento de Ciências da Terra, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa);
- Ana Rainho (Centre for Ecology, Evolution and Environmental Change – Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa);
- Miguel Porto (CIBIO – InBIO, Universidade de Évora);
- Ana Sofia Reboleira (University of Copenhagen Natural History Museum of Denmak Zoological Museum).
Após o almoço, os trabalhos reiniciam às 14:30h, com a Mesa Redonda sobre a Gestão de Áreas Protegidas “Os 40 Anos do PNSAC”, com moderação de João Nazário, Diretor do Jornal de Leiria, e que contará com a participação de Fernanda Asseiceira, Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Maria João Botelho, antiga Diretora do PNSAC, e Sofia CastelBranco da Silveira, antiga Diretora do DGAC-LLO).
Às 16:30h, terá lugar a sessão de encerramento.
Segue-se, às 17:30h, a Apresentação do Livro Comemorativo do 40º Aniversário, que reúne depoimentos de alguns dos intervenientes neste percurso, com Porto de Honra e momento musical.
Às 18:30h, será apresentada a peça de teatro “O Parque”, do Grupo Olaré, Teatro de Serro Ventoso (reportando-se ao ano de 1986 e à instalação da equipa do Parque Natural).
Crânio de leopardo. Exemplo de vertebrado fóssil do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (Cardoso, J. L., & Regala, F. T. (2006). O Leopardo, Panthera pardus (L., 1758), do Algar da Manga Larga (Planalto de Santo António, Porto de Mós). Comunicações Geológicas, 93, 119–144.) |
Sem comentários:
Enviar um comentário