Como não existe licenciatura em Paleontologia é frequente a pergunta "qual o curso que terei de seguir para enveredar por essa profissão? E depois, existe alguma especialização?"
A paleontologia tem duas pernas: Biologia e Geologia. Será coxa sem uma delas. Isto porque a biologia providencia um melhor preparação sobre a evolução das espécies e da sua descrição, enquanto a Geologia dá um melhor enquadramento paleo-ambiental e noção de tempo.
Escavação de dinossauros na Mongólia (Foto: O. Mateus) |
O meu percurso pessoal foi a licenciatura em "Biologia" pela Universidade de Évora e o Doutoramento em "Geologia, especialidade em Estratigrafia e Paleontologia" pela Universidade Nova de Lisboa.
Também encorajo os estudantes a não fazerem todo o percurso na mesma instituição de ensino. Ao fazerem níveis de ensino em instituição diferentes dá-lhes uma maior perspectiva do mundo de trabalho. Nalgumas universidades estrangeiras isto é obrigatório e não aceitam candidatos de doutoramento que tenham feito todo o percurso naquela instituição.
Mestrado em Paleontologia: www.dct.fct.unl.pt
Boa tarde Professor Otávio. Gostaria de contactá-lo via email para lhe propor algo. Como o poderei fazer?
ResponderEliminarCumprimentos,
Catarina
o meu contacto é o omateus @ gmail . com
ResponderEliminaralém de geologia e biologia, tem a faculdade de paleontologia?
ResponderEliminaro meu sonho e ser paleotolago Octávio Mateus sou seu fã
ResponderEliminarSempre quis tirar o curso de medicina. Acho o ser humano, o corpo físico e psíquico bastante complexo e interessante. Como não tinha média e para acompanhar os amigos segui uma área completamente diferente e acabei por tirar Ciências Históricas mas na vertente Património. Quando terminei fui a uns seminários de Paleontologia. Achei que era o que juntava a História e o Homem. Conseguir ver através de um osso se era homem ou mulher, que idade tinha, qual a provável causa de morte, se tinha doenças era e ainda é fascinante. Ainda pesei tirar uma pós graduação mas não o fiz. Falta disponibilidade de tempo e de localização. É que eu sou do Porto.
ResponderEliminarContinue a fazer o que gosta!! É um privilegiado.