sábado, novembro 19, 2005

Concurso de Ilustração de Dinossauros 2005: 1º prémio vai para a Espanha


O primeiro prémio do Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros, que o Museu da Lourinhã organiza pelo quinto ano consecutivo, desta vez com o apoio do Jornal Público. O Concurso consolida a sua importância internacional e vencedor, o espanhol Xavier MacPherson, irá receber 1000 Euros.

A edição deste ano do Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros, organizado pelo Museu da Lourinhã desde 2001, teve a participação de 18 artistas com 28 trabalhos de 13 países.
Obras provenientes de Austrália, Brasil, Bulgária, Canadá, Equador, Espanha, França, Holanda, Japão, Polónia, Portugal, Inglaterra, e Suécia foram apreciadas pelo júri que avaliou a qualidade técnica e rigor científico.
Este júri é composto por cinco membros: 2 paleontólogos (Miguel Telles Antunes e Octávio Mateus) e 3 artistas (Fernando Correia, Nuno Farinha e José Projecto), todos com prática em desenhar dinossauros. Este ano só houve dois portugueses a participarem, sendo um deles galardoado com uma Menção Honrosa.


O espanhol Xavier MacPherson, que agora arrebatou o primeiro prémio, já tinha participado em edições anteriores do certame e agora atingiu o primeiro lugar, levando 1000 euros para casa, devido à sua obra a cores de um dinossauro carnívoro com penas Microraptor.

O segundo prémio, recebido pelo brasileiro Maurílio Oliveira, representa outro dinossauro com penas, Sinornithosaurus. Este artista tem sido um participante regular em todas as edições do concurso. Esta ilustração científica valeu-lhe 500 euros.

O terceiro prémio foi atribuído ao canadiano Dino Pulerà. A sua ilustração, que tem um elevado rigor científico, mostra um crânio do famoso Tyrannosaurus rex. Esta ilustração, que mereceu um prémio de 250 euros, mostra a importância da ilustração científica na paleontologia.

O objectivo deste concurso é promover a ilustração de dinossauros, em particular de dinossauros portugueses, e criar um banco de imagens de apoio à paleontologia. Nas cinco edições do certame, o Museu da Lourinhã já recebeu mais de 200 ilustrações de 30 países e já começa a fidelizar alguns artistas internacionais. Este concurso já é visto por muito como o mais importante e conceituado nesta temática.

O co-organizador e principal patrocionador desta edição foi o Público S.A., na sua vertente de apoio a eventos culturais e científicos em Portugal.

Os vencedores foram:
1º Premio:
Xavier MacPherson, de Espanha com: Microraptor gui
2º Prémio:
Maurílio Oliveira, do Brasil com :Sinornithosaurus millenii
3º Prémio:
Dino Pulerà, do Canadá com: Juvenile Tyrannosaurus rex skull

Menções Honrosas:
Alan Lam
, da Austrália com: Lourinhã no Jurássico
Maura Barreto, de Portugal com: Velociraptorinae
Maurílio Oliveira, do Brasil com: Dois jovens Lourinhanosaurus abatem um Dacentrurus quando aparece um Allosaurus oportunista
Pablo Lara Herrera, do Equador com: Neuquensaurus australis & Alvarezsaurus calvoi
Xavier MacPherson, de Espanha com: Dsungaripterus

O Museu da Lourinhã já está a preparar a sexta edição do Concurso Internacional de Ilustração Científica, cujo o prazo de entrega das obras é 31 de Julho de 2006.

As obras vencedoras estarão expostas no Museu da Lourinhã até ao fim de Novembro.

Sem comentários: